Controle seu Autopiloto!

Tenha seu autopiloto sob controle para uma vida mais vigorosa, ampla, consciente e feliz. Você merece!
Controle sua vida

Você lembra da última vez quando tirou água ou suco da geladeira para tomar? Lembrou do sabor da água, do suco ou da sensação do líquido frio passando na sua boca? Não? Não está sozinho!

A razão de não se lembrar de muitas coisas é que nosso cérebro filtra tudo que estamos fazendo ou sentindo e classifica se há importância ou não. O suposto menos importante não está sendo salvo.

Quando algo foi feito repetitivamente com sucesso e deu certo, nosso cérebro classifica essa atividade como rotineira que não precisa de atenção. Essa função ainda é de tempos onde a humanidade vivia em cavernas e precisava de atenção para uma caça bem sucedida, atrair um(a) parceiro (a) para reprodução ou simplesmente para não ser pego e morto por predatores.

No principio nada mudou muito, só que as circunstancias da vida são mais complexas no dia de hoje. Temos mais informações e assim mais possibilidades de oportunidades e ameaças.

Para tomar conta, nosso corpo automatiza o que aprendemos e repetimos por muitas vezes e executa, reduzindo a atenção para liberar recursos de processamento para os pensamentos priorizados que requerem atenção do cérebro, como algo que gera emoções como ameaças ou pura alegria.

Bacana, não é? Mas isto não é tudo, pois além disso nosso corpo consegue executar essas atividades automatizadas dentro de outros processos automatizados. A automatização é uma habilidade incrível que é muito útil. Isto percebemos quando pensamos na nossa primeira vez tentando andar de bicicleta ou de carro, onde depois de muita repetição nosso cérebro aprendeu dominar a parte motora do corpo para fazer acontecer automaticamente sem influência da parte racional e emocional.

Estamos fazendo… sem pensar ativamente e também sem emoção. Ótimo, não é?!

Estamos vivendo nossa vida com rotinas que repetimos diariamente com atividades que sempre se repetem, a pergunta é, o que estamos fazendo então de forma consciente? Sobre o que estamos realmente pensando? A priorização dos nossos atividades e pensamentos está em nosso domínio?

O autopiloto está tomando conta de uma parte da nossa vida.

Nossa vida “moderna” cheio de rotinas, compromissos de qualquer natureza e metas que a sociedade determina para ser membro razoável da sociedade não nos deixa muita folga para nós mesmos. Compromissos e pontualidade determinam nossas vidas e quando temos um tempo que pode ser usado para ter um momento próprio, estamos com preocupações e pensamentos como conseguimos alcançar a próxima meta. Durante essa ocupação da mente, nosso corpo automatiza o máximo das atividades possíveis e entramos no autopiloto. Assim estamos vendo o tempo atrás daquele que a sociedade nos manda ser através de inúmeros informações que nos alcançam por muitos canais. O resultado disso é que o belo é importante na vida perde a razão. Zé Ramalho dedicou uma musica desse assunto, Vida de Gado.

Desligue seu autopiloto de vez em quando para ganhar folego para as coisas que goste!

Somente em saber que uma grande parte das atividades em nossa vida acontece sem nossa consciência plena já lhe ajudará em mudar. O autopiloto ajuda em muitas atividades, mas podemos dar um freio nele onde há algum bom para nos sentir.

Simplicidade é a chave.

VIVE O MOMENTO DE AGORA!

Viver o momento significa que você passa seu dia de forma mais consciente possível voltado ao que você ama fazer sem se prender no passado, nem se preocupar muito com o futuro.
O que você faz consciente e com cuidado, alinhado com seu propósito vai lhe levar a alcançar uma vida mais vigorosa, prospera e feliz. Espero que o artigo vai ajudar você sair sempre um pouco mais do copiloto para poder viver assim.

Um exercício bom para se lembrar de sair do autopiloto.

Escolhe algo que faz todos os dias, por exemplo tomar agua.

Que tal se, sempre quando tomasse água, junto á sensação da água fria na sua boca lembrar quando você riu na última vez descontroladamente e por quê. Deixa fluir essa sensação, aproveite o sorriso no seu rosto.

Esse exercício é uma simples sugestão e pode ser valido para você ou não. Porem é algo que lhe tira um pouco da rotina e, desta forma, do autopiloto! Um sorriso é a chave da porta para uma vida mais feliz e pode gerar um efeito quando uma planta que passa pelo asfalto para chegar â luz do sol.

Resultado de imagem para blüte asphalt

Vida longa, próspera e feliz!

Related Articles

1 thought on “Controle seu Autopiloto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados XEDU@2019
top
Translate »