Eficiência fantástica na geração de água gelada

Brasil – Fabricante de ingredientes e misturas alimentícias em pó para o mercado de alimentos e bebidas, a Alibra é uma empresa 100% nacional com 16 anos de fundação e fábricas em Campinas (SP) e em Marechal Cândido Rondon (PR). A Alibra oferece mais de 600 ingredientes utilizados na fabricação de produtos industrializados, como molhos, pós lácteos, sorvetes, biscoitos, chocolates, laticínios etc.

A empresa se destaca por investir mais de 1% do faturamento em atividades de P&D, em desenvolvimento de produtos e compra de equipamentos eficientes. Em busca de um chiller para o processo de desumidificação do ar ambiente nas áreas controladas de produção – uma vez que produzem pós lácteos que são higroscópicos, ou seja, com propriedade de absorver água – a Alibra adotou em sua fábrica do Paraná o Chiller Centrífugo TurboTrans Oil Free, da Transcalor, equipamento de altíssima eficiência com compressor centrífugo de mancais magnéticos sem óleo Danfoss Turbocor.
“A Transcalor conheceu a tecnologia Danfoss Turbocor em feiras de negócios no exterior e ficou muito impressionada com a eficiência e tecnologia embarcada nestes compressores. Foi um caso de ‘amor à primeira vista’”, comenta Walter Altieri, gerente comercial da Transcalor. Altieri explica que o chiller TurboTrans com compressores Danfoss Turbocor tem uma eficiência de 0,54 kW/TR na condensação a ar e 0,32kW/TR na condensação a água, enquanto os chillers convencionais para a aplicação que a Alibra necessitava tinham eficiência de 1,1 kW/TR. “A economia operacional com a geração de água gelada será de mais de 50%”, ressalta o gerente comercial da Transcalor.
Para atender à necessidade da Alibra, a Transcalor atuou em conjunto com a engenharia da EcoTech no desenvolvimento da solução para desumidificação da área industrial. “O compressor parte com apenas dois Ampères e tem rotação variável de acordo com a demanda térmica, podendo chegar a 50.000 rpm. Por não haver atrito devido ao campo magnético, além de operar com altíssima eficiência, evita qualquer tipo de desgaste e overhaul. A manutenção evitada é outro ponto forte desta tecnologia, pois apenas a cada 10 anos é necessário substituir o banco de capacitores utilizados para frenar o eixo em casos de falta de energia”, destaca Altieri.
“Na Alibra buscamos equipamentos de alta eficiência já na fase do projeto, pois são analisados o custo operacional, a vida útil, a manutenção, o custo de instalação, baixo impacto ambiental, entre outros. A Transcalor nos apresentou uma solução que atende aos nossos objetivos. No entanto, por tratar-se de uma tecnologia relativamente nova no Brasil, houve inicialmente dúvidas com relação a adotarmos. Porém, quando visitamos algumas instalações da Transcalor e tomamos conhecimento dos parceiros internacionais que validam e suportam a tecnologia, somados à fabricação 100% no Brasil e ao pós-venda local, nos sentimos seguros e decidimos pela compra do equipamento. A Smardt e a Danfoss Turbocor foram fundamentais para nossa decisão favorável a esta solução junto à Transcalor”, enfatiza o engenheiro Everton Kaufmann, da Alibra.
Testes e estudos mostram que fatores como a redução da infraestrutura elétrica, manutenção evitada, manutenção da eficiência no decorrer dos anos e maior vida útil do compressor Danfoss Turbocor garantem uma expectativa de payback de cerca de dois anos e meio em relação ao custo inicial de outras tecnologias. 
* Com informações da Danfoss

Fonte: Procel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *